saúde pública

Novo ambulatório do Hospital Regional começa a funcionar em 12 de agosto

Dandara Flores Aranguiz

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: ZumpNet Provedor Internet (Divulgação)

A nova unidade do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, o Ambulatório de Cardiologia, tem data para começar a funcionar: 12 de agosto. De acordo com o diretor administrativo do complexo, Elvis Prestes, os atendimentos iniciam pela parte da tarde, e a previsão é de que sejam feitas, em média, 16 consultas por turno.

No primeiro mês, serão disponibilizadas em torno de 112 consultas e, a partir de setembro, a expectativa é que esse número aumente para 320 consultas ao mês.

- Esses pacientes virão referenciados por cada município, via regulação, que será feita pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), e seguirá uma proporcionalidade. Neste primeiro momento, serão feitas apenas consultas e exames, não faremos outros procedimentos. Após, os pacientes retornam para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de origem - explicou Prestes.

Os atendimentos serão feitos pelos mesmos profissionais que hoje integram o quadro funcional do hospital. Além das consultas, estima-se que cerca de 1,2 mil exames sejam feitos ao mês no ambulatório de cardiologia. De acordo com a direção, e conforme anunciado em 9 de julho deste ano pelo governo do Estado - quando o anúncio oficial da abertura do serviço foi feito pela secretária estadual de Saúde Arita Bergamnn, em visita à cidade - há uma demanda entre 1,8 mil e 1,9 mil pessoas aguardando por consulta especializada em cardiologia na região. A ideia, segundo o diretor administrativo, é que o ambulatório consiga zerar a lista de espera em aproximadamente um ano.

Esse é o segundo serviço ambulatorial a ser aberto no Hospital Regional. O primeiro, voltado a pacientes com diabetes e hipertensão, foi inaugurado em 9 de julho de 2018. Um ano depois da inauguração do complexo, que levou 15 anos para abrir as portas e custou R$ 70 milhões aos cofres públicos, a população ainda aguarda pela abertura dos primeiros leitos de internação, ainda sem previsão. O governo do Estado espera pela liberação de R$ 50 milhões assegurados pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos do hospital. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo lança o programa 'Médicos pelo Brasil'

Hepatite viral: imunização é fundamental para prevenção Próximo

Hepatite viral: imunização é fundamental para prevenção

Saúde